quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Comida, religião & causos

A primeira grande diferença que eu percebi aqui foi o tamanho das porções e das bebidas: tudo é exageradamente enorme. Desde o tamanho dos hambúrgueres do Wendy's até os cookies que vêm de graça como acompanhamento, a menor porção que você pode pedir parece ser tamanho família, se comparado com os nossos padrões. Eu, claro, com medo de ter que pedir um assento duplo quando for voar de volta pro Brasil, peço tudo no tamanho pequeno (com o qual estou acostumado em terras bazucas), mas não adianta. Uma Coca pequena em qualquer rede de fast food é, sem brincadeira, maior que a Coca grande no MAcDonalds, por exemplo! E até as comidas que vem em porções, como a chinesa (outro prato típico dos gringos) e a mexicana são gigantescas, cheias de acompanhamentos... E a vida no dormitório também não é fácil: comida semi-pronta (geralmente macarrão e variações do tema) para se esquentar no microondas, salgadinhos e outros quitutes de máquinas. E os restaurantes dentro do campus são todos de fast food, mesmo os com opções mais light, como o Subway e comida chinesa.

Não é à toa que existem tantas pessoas acima do peso por aqui, é algo gritante nas ruas. Paradoxalmente, há muitas opções para vegetarianos, e a obsessão com o corpo perfeito e a aparência é algo fora do comum, especialmente entre o povo mais jovem.

Nessas primeiras semanas há muitas reuniões e organizações que oferecem comida de graça – pizza, hambúrgueres, sorvete, cookies, saladas, cachorro quente, chips, etc etc... Nós, como bons brasileiros, estamos indo em todos, heheheh!!! Na verdade essa é uma ótima estratégia para chamar os alunos para as orientações do começo de ano - são um saco, mas muito necessárias, especialmente para os alunos internacionais. Outras organizações dentro do campus fazem isso também para se apresentarem e chamarem novos integrantes - especialmente os grupos religiosos.

Desde o primeiro dia estamos indo sempre ao Centro Batista - tem sempre algum almoço, alguma janta, algum belisco de graça. O povo é super receptivo, bem humorado, Interessante e animado. Eu só estava esperando o dia em que eles começariam a falar de religião ou nos chamariam para algum “culto”, mas incrivelmente isso nunca ocorreu.

Até ontem.

Foi só eu comentar isso com o Teucle que, ontem, nós acabamos indo comer pizza de graça no meio de uma espécie de "reunião religiosa". Chegamos os dois (pessoas nem um pouco interessadas em religião), pegamos um belo pedaço e um copo de refri, conversamos com alguns camaradas, uma menina que conhecemos outro dia e que é mó religiosa (do tipo “não-pareço-religiosa-mas-quero-converter-o-mundo”).... e eis que começam as canções religiosas! No maior estilo "violão-gospel", com letra no telão e o povo com as mãos para o alto, louvando e cantando junto! E os dois lá, com cara de tacho...

Fomos embora super rápido. Estava me sentido mal por estar lá descaradamente pela comida enquanto os outros cantavam mó sérios. Acabamos encontrando outro local dando comida de graça – desta vez uma organização cristã. Entramos e já estávamos comendo quando a menina que estava toda animada no outro local surgiu do nada do nosso lado!

Fiquei com medo da onipresença da guria.

E ela me desembesta a falar de religião, de suas impressões e experiências. Agora me explica: porque todo ser muito religioso, quando vai conversar com pessoas novas, acaba entrando no assunto de religião e dando um sermão?! Teve uma hora que eu achei que a menina ia começar a chorar, tamanha a emoção dela ao dar seu testemunho (rolou até um "aleluia!"). Mas o lado interessante foi ver como o discurso dela é carregado de puritanismo, uma tendência desses grupos religiosos. Ainda não encontrei ninguém tão xiita quanto ela, mas o lado conservador (eu diria até ortodoxo) dos americanos é bem assim.

MacDonalds aqui é super barato; é também a rede mais "simprona" de lanches.

Dr. Pepper, o refrigerante, é horrível. Tem gosto de xarope para tosse.

Hambúrguer vegetariano (sem ser o de tofu ou o de carne de soja) é ótimo. Ele é feito de uma massa de legumes.

Só mais um causo culinário!: No sábado à noite meu colega de quarto, Dayne, chegou com um amigo dele, Pad, de uma festa (eu tinha ido em uma outra, de boas vindas aos brasileiros, na casa da Claire, que foi pra Rio Preto no primeiro semestre). Os dois chegam ultra chapados e resolvem fazer um macarrão instantâneo no microondas (que foi o Dayne que trouxe pro room). Só que o besta esqueceu de tirar o lacre de metal da bagaça... Resultado: Quando o Pad abriu o micro, a comida EXPLODIU na cara dele! Quando eu vi, ele tava jogado no chão, tampando o rosto com a mão. Olhei para o outro lado do quarto, pra cama do Dayne, e ele tava imóvel, com a maior cara de susto, lavado de lasanha - ele e toda a cama e o lado dele dormitório! No fim ninguém se machucou e a gente riu pra caralho... mas ainda tem algumas manchas de molho por aí....

12 comentários:

Jullia A. disse...

Boonis! eu gosto de xarope pra tosse tem gosto de mel.
E que cara de pau ir comer em cultos religiosos!
dajsidjaosidjasoidj
se voce fosse a um candomble voce ia comer coco e pipoca sem sal. de verdade.
e que cena a da lasanha!
nao imagino o seu roommate ken (da Barbie) se movendo.
Beijos beijos

Paula Ianelli disse...

HUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUAHUAUAUA!!!!!!

Bonis, aconteceu EXATAMENTE o mesmo com a gente nessa organização que eles cantam olhando pro telão!!! hahahahahaha!!! só que eles só serviram a pizza DEPOIS e nós tivemos que esperar, e quando a pizza chegou a gente fez RODINHA pra discutir religiosidade!!! OMG, imagina só a minha situação! Hahahahahahahaha!

E Dr. Pepper é uma DELÍCIA, Naldecon puro! Só perde pra Cherry Coke!

Ai, que delícia ler tudo isso e saber exatamente do que você tá falando! Continua postando, que continuarei entrando todos os dias! :)

xo!

disse...

hauhauhauhauhauhauahuhau seu louco, me mijei aqui com o cara lavado de lasanha, mto nossa cara isso.
Aii q tudo vc tá ai, deve ser perfeito, e eu quero um hamburguer vegetariano hein? ahuahuhauahuahua
e os gatinhos são do meu tipo né? UI.
ahh, muda a cor do blog ou aumenta a letra sei lah, fico cega lendo isso aqui fikdik :)

Beijãããããão master da sua Drama Queen ;*

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dragaoregi disse...

estou dando risada até agora do lanche da madrugada foi um sarro vc vai voltar acreditando em DEUS tome cuidado isso pega. espero dar mais disadas e amis caras de tachos beijos.28 de Agosto de 2009 15:33 hora Brasil

dragaoregi disse...

ANA M. disse... a letra do seu blog é muito pequena ve se aumenta um pouco ,precisei pegar os oculos beios 28 de agosto de 2009 15:37

dragaoregi disse...

Ana disse: vc vai ter que me ensinar esse tal de hamburg vegetariano, fiquei com agua na boca a cena da lazanha foi demais irada continui blogando ....

dragaoregi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tyler Bazz disse...

A certeza que fica é que vc irá gordo pro inferno =DD

Marília disse...

"A certeza que fica é que vc irá gordo pro inferno =DD"
ADOREI ahhaa. mto boa..e eu perdi a pizza --' unfortunately

Richard disse...

Como assim, vcs sairam andando na rua procurando comida de graça? Ai é assim? =P

Deh.Penna disse...

adorei o ultimo causo culinário!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

e vc, sempre c*g*d* XD

te amoooooooo se cuidaaaaa
saudade bate forte assim oh
.. .. .. .. .. .. .. !!!