sábado, 12 de setembro de 2009

Conto em inglês na aula

11 de Setembro também foi o dia em que a minha classe de Redação Criativa leu e analisou um conto meu. Acabei optando por traduzir um conto que eu já tinha mandado para um concurso no IBILCE e me dado bem, por vias das dúvidas - o "Ninho". Ele estava aqui no blog, mas tive que retira-lo, pois eu o enviei para uma seleção em uma coletânea, e o texto não podia estar publicado em nenhum lugar...
Apesar de o conto girar em torno de questões psicológicas, ele é basicamente sobre zumbis. Por isso eu fiquei meio nervoso, já que a classe, por mais mente aberta que seja, escreve mais poesia e textos "realistas", no sentido de não focarem ficção-científica, terror e assuntos fantásticos. E o pessoal é bom. E eu não os imaginava lendo um conto desses.
Mas apesar disso o pessoal elogiou meu conto - eles são menos preconceituosos do que eu supunha (vivendo e aprendendo, ainda bem). Ficaram surpresos com a minha fluência em inglês na escrita (elogio que sempre faz meu ego pisar em Marte) e na fala, e também apontaram alguns pontos fracos muito interessantes para eu trabalhar em cima, como escolha lexical e algumas construções gramaticais - enfim, coisas que eu já sabia que eram dificuldades minhas, ainda mais em outra língua.

1° Dia de trabalho!



11 de Setembro. Tem outra data mais emblemática?
Pois é, meu primeiro dia trabalhando no café da biblioteca – o Heine Brothers Café. Confesso que estava cagando de medo, mesmo depois dos brasileiros que trabalharam lá nos outros anos me dizerem que o trampo é sussa (além de me darem várias dicas). Pois bem, lá fui eu, cabelo preso, boné de baseball dos Cardinals e roupa preta. Comecei o treinamento – que, diga-se de passagem, é pra valer, ali, no meio do expediente – às 1:00 PM, um horário até que não muito lotado.
E não é que é um trampo legal!? Cookies, Brownies, muffins, vários de tipos de sanduíches, capuccinos, expressos, Chai, mochaccino, chá gelado, e mais um porrada de outras combinações com café. Trabalhei apenas dois dias, ainda não peguei totalmente como se faz todas as bebidas, todos os tipos de sanduíches e doces, mas estou pegando o jeito! Pelo menos AINDA não troquei pedidos, derramei coisas... AINDA.
Tive que comprar um tênis terrível para trabalhar, inteiro preto e que não deslize. Horrível. Há oito (08) anos que eu só comprava All Stars, e eu quebrei meu jejum por uma merda daquelas! Quase cortei os pulsos em diagonal com a ponta do cadarço...
A melhor parte, além de estar fazendo dinheiro? Comes e bebes de graça para quem trabalha lá. Ou seja: muito café! Afinal, quem precisa dormir? Eu não, só estudar nas horas que restaram durante a semana. Está provado cientificamente que o sono não é importante para manter a saúde mental.





................Não ??